A busca pelo emagrecimento muitas vezes envolve uma série de estratégias nutricionais, mas entender o funcionamento do nosso corpo é essencial para alcançar resultados duradouros e sem o temido efeito sanfona. Assim sendo, a taxa metabólica basal (TMB) desempenha um papel importante no emagrecimento.
A TMB surge como uma protagonista, uma verdadeira âncora para quem está querendo perder aqueles quilinhos, já que ela diz respeito ao gasto calórico do corpo por si só e é por ele que podemos calcular o déficit calórico.
Continue a leitura e entenda tudo que você precisa saber sobre a sua taxa metabólica basal, desde o significado até sua aplicação prática no processo de emagrecimento.
A taxa metabólica basal (TMB) é um indicador que representa a quantidade mínima de energia que o corpo precisa para manter suas funções vitais enquanto está em repouso absoluto.
Tudo que você faz gasta calorias, mesmo que involuntariamente, as funções vitais, como a respiração, circulação sanguínea, regulação da temperatura corporal e manutenção dos órgãos internos, dependem de energia para ocorrer.
Em outras palavras, a taxa metabólica basal representa a quantidade de calorias que o organismo queima para sustentar suas funções básicas durante um dia sem qualquer atividade física adicional.
Compreender a TMB é fundamental para estabelecer metas de ingestão calórica adequadas, seja para perda de peso, ganho de massa muscular ou manutenção do peso corporal.
A diferença entre a taxa metabólica basal e o gasto calórico total (GCT) é bem simples, está relacionado à quantidade de calorias que o corpo consome, mas considerando diferentes cenários.
Enquanto a taxa metabólica basal considera o que o corpo consome em repouso, apenas executando funções básicas para a sobrevivência, o GTC leva em consideração as atividades totais do dia, como exercícios físicos e outras atividades diárias.
Sendo assim, podemos comparar o gasto de energia às finanças da nossa casa: a taxa metabólica basal são os nossos gastos fixos, como aluguel, água e luz. Já o gasto calórico total é a soma dos gastos fixos e variáveis, como lazer, entretenimento, etc.
Leia também:
Exercícios que mais queimam calorias
Existem algumas fórmulas para calcular a taxa metabólica basal (TMB), e uma das mais conhecidas é a equação de Harris-Benedict.
A fórmula básica leva em consideração fatores como peso, altura, idade e gênero, resultando em fórmulas diferentes para homens e mulheres:
Parece complexo? Há uma versão simplificada, conhecida como a Fórmula de Mifflin-St Jeor, que é considerada mais simples e precisa. As fórmulas são as seguintes:
Mas graças a tecnologia hoje em dia você não precisa ficar gastando páginas e páginas de caderno para calcular a sua taxa.
Você pode obter um resultado aproximado da sua TMB com calculadoras onlines, que podem ajudar nesse processo, inclusive indicando um déficit calórico saudável para cada caso.
A calculadora de taxa metabólica basal pode dar um resultado preciso, basta preencher com seus dados atualizados.
Não existe uma TMB universalmente ideal, pois varia de pessoa para pessoa. Fatores como genética, composição corporal e níveis de atividade física influenciam nos números.
O importante é entender a própria taxa e ajustar a ingestão calórica de acordo com metas específicas, você pode usar a TMB para emagrecer, ganhar massa muscular ou manter o peso.
Compreender a TMB é fundamental para criar estratégias de emagrecimento eficazes.
Consumir menos calorias do que a sua taxa cria um déficit calórico, forçando o corpo a utilizar reservas de energia, geralmente na forma de gordura corporal. Isso a torna uma ferramenta valiosa para quem busca perder peso de maneira sustentável.
Calcular o déficit calórico ideal envolve compreender a quantidade de calorias consumidas em relação à TMB.
Criar um déficit moderado, geralmente entre 300 e 500 calorias diárias, é uma abordagem segura e sustentável. Isso permite a perda gradual de peso, evitando efeitos colaterais prejudiciais à saúde.
Mas nada de dietas malucas! Você pode emagrecer de maneira saudável, gradual e sem sofrimento, consulte um nutricionista!
Você pode se interessar:
A taxa metabólica basal é uma peça fundamental no quebra-cabeça do emagrecimento saudável. Compreender sua TMB e aplicar estratégias baseadas nesse conhecimento pode fazer toda a diferença no alcance de metas de peso de maneira eficaz.
Faça sua avaliação física e teste de bioimpedância em uma das nossas unidades e comece um programa de emagrecimento com ajuda dos nossos professores.
Todo o treino é desenvolvido para que você queime muita energia e se sinta confortável com essa nova versão de você.
Compartilhar: