A natação para bebês pode ser considerada uma atividade física muito importante nesta fase em que o desenvolvimento motor e neuromotor estão em pleno desenvolvimento.
Além disso, essa é umas das atividades para crianças na qual os bebês poderão movimentar-se amplamente e ainda desenvolver a socialização.
Leia aqui as vantagens de matricular o seu filho em uma aula de natação para bebês.
A natação para bebês tem diversas vantagens, as primeiras passam pelo estímulo dos movimentos básicos, mas também funciona como um ganho imenso para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças.
Indicada a partir dos 6 meses de idade, essa prática física reforça que o corpo é o primeiro referencial de identidade da criança e conhecê-lo auxilia na relação com o outro.
Programas de atividades para crianças, e especialmente as desenhadas para os bebês, devem incentivar a sua expressividade e potencializar as suas inteligências, fortalecendo a relação entre pais e filhos, adultos e crianças, sempre de maneira divertida e lúdica.
Na academia, todas as possibilidades de movimento devem ser exploradas, com o objetivo de desenvolver maior equilíbrio, coordenação e outras habilidades que tornarão a criança mais segura e autoconfiante.
Segundo estudiosos do movimento revelam, o contato ainda nos primeiros meses de vida com a água favorecem a saúde, e podem evitar problemas como a obesidade infantil e males respiratórios, como a asma e bronquite.
Caso as crianças já tenham problemas respiratórios, a natação ajuda a melhorar os sintomas pois proporciona lubrificação das vias aéreas pelo contato com a umidade.
Os benefícios da natação para bebê também passam pelo reforço do sistema imunológico e, inclusive, até ajuda o bebê a dormir melhor.
Nas aulas de natação para bebês os objetivos maiores são a sociabilização e a adaptação da criança ao meio líquido.
Com o passar do tempo, a criança pode também alcançar um terceiro objetivo, que é o de sobrevivência na piscina. Nestas aulas normalmente a mãe, pai ou responsável deve obrigatoriamente estar na piscina junto com o bebê.
A adequação dos estímulos de natação à capacidade de cada criança pode ser feita em situações onde o professor especialista pode estar com cada bebê, separadamente, durante 20 a 30 minutos.
A condição física e a capacidade de concentração dos pequenos é limitada, portanto uma duração mais curta garantirá que a atividade seja sempre prazerosa!
Compartilhar: