Ginástica localizada: guia para tonificar, emagrecer e modelar

Categoria: , ,
22 de outubro de 2021
Atualmente só fica parado quem quer! Para entrar em forma, basta ir à uma academia e escolher entre ginástica localizada, musculação, spinning, treino funcional, CrossCia e outras inúmeras modalidades, para todas as idades, finalidades e disposição!

Atualmente só fica parado quem quer! Para entrar em forma, basta ir à uma academia e escolher entre ginástica localizada, musculação, spinning, treino funcional, CrossCia e outras inúmeras modalidades, para todas as idades, finalidades e disposição!

Por isso é importante saber por que você quer praticar exercícios físicos? Se a resposta for para perder ou manter o peso e conquistar um corpo firme e definido, então a alternativa pode ser a boa e conhecida ginástica localizada. Veja as vantagens dessa modalidade!

O que é ginástica localizada?

A ginástica localizada utiliza exercícios com movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares.

Além da definição dos músculos, a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o sistema respiratório e a coordenação motora. Para quem acredita que exercício físico e saúde andam juntos, a ginástica localizada é uma ótima opção.

Equipamentos

Nos exercícios de ginástica localizada são usados alguns equipamentos como halteres (aqueles pesinhos de mão), caneleiras (ou tornozeleiras) e bastões para potencializar o trabalho muscular realizado nas aulas.

Os halteres são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços, ombros, peito e costas os bastões e caneleiras são para trabalhar as pernas, panturrilha e bumbum.

O peso usado depende da evolução de cada pessoa, mas não adianta ter pressa. É preciso começar devagar e respeitando os seus limites. Após algum tempo, conforme for evoluindo o nível de desenvolvimento do seu corpo, já poderá aumentar o peso e as sequências dos exercícios.

Alongamento

Toda aula ou sessão de ginástica localizada deve ter um alongamento ao final,  para relaxar a musculatura e minimizar as dores pós exercício.

Séries

As  séries de exercícios devem ser separadas por uma pausa para descanso dos músculos membros inferiores.Cada série possui um número exato de repetições e intervalos com duração de 40 a 60 segundos em média.

Os exercícios podem ainda ser divididos em grupos, com foco em membros superiores. Os exercícios mais comum para membros superiores envolvem tríceps, bíceps, ombros, peitoral e costas. As séries para membros inferiores incluem exercícios para as coxas, glúteos e panturrilha. Durante as aulas são trabalhados também os músculos abdominais e dorsais.

Bons motivos para adotar a ginástica localizada

Com a duração média de 45 minutos a uma hora, a aula de ginástica localizada gera um gasto de energia intenso,  e você pode perder até 500 calorias por aula. Mas os benefícios da ginástica localizada não param por aí.

Por ser uma aula intensa, a localizada faz com que o coração e os pulmões fortemente para levar oxigênio suficiente para os músculos. Desse modo, esses órgãos ficam mais fortes, o que previne doenças cardiovasculares e respiratórias.

Além disso a ginástica localizada melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. Os adeptos também ganham força, auto estima e sociabilidade. As aulas coletivas proporcionam maior contato humano e promovem a formação de novas amizades.

Ginástica localizada emagrece?

A ginástica localizada emagrece, mas uma dica bacana é realizar alguma a atividade aeróbica complementar como esteira, bicicleta, corrida entre outras, para aquecer o corpo antes de iniciar os exercícios localizados, isso auxilia numa maior perda de gordura.

Localizada é um bom exercício para perder barriga?

Um bom exercício para perder barriga é aquele que melhora a postura. Localizada, abdominais e pilates trazem bons resultados neste sentido.

Na Cia Athletica temos o Power ABS, uma das aulas mais requisitadas por mulheres e também homens, que aliada a uma dieta poderá promover ótimos resultados em pouco tempo.

Exercícios para fazer em casa

Aqui estão alguns exercícios que você pode fazer em casa ou em alguma viagem, para quando voltar a academia não tenha perdido o ritmo.

Exercícios para trabalhar o tríceps

Para executá-lo, basta deitar de costas e segurar pesos em cada uma das mãos, mantendo os cotovelos flexionados de maneira que formem um ângulo de 90 graus e estendê-los mais uma vez.

Exercícios para trabalhar o bíceps e os ombros

Utilize pesos em cada uma das mãos. Você deve sentar em uma cadeira com as costas apoiadas e os braços estendidos ao longo do corpo. Para fazer o movimento, é preciso manter as mãos voltadas para a frente, flexionar os cotovelos e levar as mãos na direção dos ombros.

Exercício para trabalhar o abdômen

Para praticá-lo é necessário deitar-se de costas e estender as pernas para cima. Depois, flexionar o tronco para um lado e o joelho da perna oposta a esse lado em direção ao cotovelo. Depois basta ir alternando os lados simultaneamente.

Todos os exercícios citados devem ser feitos em três séries de 20 repetições, com 40 segundos de intervalo entre as séries e os exercícios.

E aí, que tal se exercitar um pouco com a ginástica localizada e ainda perder peso e ganhar um corpo definido? Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram