Além dos treinos na academia, muitas pessoas sentem necessidade de praticar alguma atividade ao ar livre. Na busca de algum exercício físico no qual a paisagem e o vento no rosto seja um grande atrativo, muitas pessoas podem optar por corridas em Ribeirão Preto.
Correr na rua é diferente da esteira e uma ótima opção para aqueles que estão buscando uma nova atividade ou só querem variar o treino. Mas essa modalidade exige alguns cuidados e atenção.
Acompanhe o texto para se informar melhor sobre os treinos em formato de corrida de rua em Ribeirão Preto.
Correr na rua é um ótimo exercício para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre. É possível correr em parques, onde pode haver bastante área verde, o que torna a corrida super agradável, ou até mesmo pistas específicas.
Mas, para que o treino seja bom, é preciso realizá-lo da forma correta. Por isso, separamos sete dicas para quem deseja treinar sua corrida de rua em Ribeirão Preto.
Para correr, não é preciso ter roupas caras ou próprias para corrida. O melhor é apostar em roupas leves e tecidos que ajudam a evaporar o suor. Para as mulheres, investir em tops com alta sustentação também é importante, pois ajuda a evitar dor nos seios.
O tênis é um dos pontos mais importantes na hora de correr. É preciso que seja confortável e não machuque ou incomode os pés, para que a pessoa consiga chegar bem ao final da corrida. Tênis com amortecedores são ótimos nesse quesito, pois ajudam a diminuir o impacto das pisadas.
Não se deve utilizar aquele tênis de academia que está desgastado em diferentes locais, porque pode prejudicar e desviar as pisadas. Ideal é um modelo que seja adequado para os treinos nas ruas, que têm superfícies irregulares e exigem outro tipo de amortecimento.
A alimentação pré-treino deve ser feita pelo menos duas horas antes, pois pode causar fadiga e baixo rendimento.
É preciso escolher um local que seja adequado para a corrida, como um parque, praça ou até mesmo uma rua com uma calçada longa que, de preferência, não tenha muitos desnivelamentos. Caso realmente não tenha um local apropriado, opte pela beira da rua, sempre tomando muito cuidado.
Quem está começando a correr na rua, deve dar preferência às corridas com ritmos mais brandos, sem tentar forçar demais. Também é preciso se preocupar com tempo, isso vai aumentando à medida que a pessoa vai melhorando o condicionamento físico.
Conforme o tempo for passando e a pessoa se sentindo mais confortável no treino, deve ir aumentando o ritmo aos poucos, sem forçar demais. Também é possível incluir períodos de mais intensidade no meio da corrida para que o corpo vá se acostumando aos poucos.
A hidratação é um ponto importantíssimo. É sempre bom levar uma garrafa de água na corrida e sempre lembrar de se hidratar para melhorar seu desempenho e também evitar que ocorram cãibras, hipertermia e distúrbios digestivos.
A ingestão de água deve começar antes do treino e não deixe para sentir sede para beber água.
É muito importante que você procure fazer um fortalecimento muscular na academia antes de iniciar a prática da corrida na rua, para que seu corpo responda de forma correta aos esforços da atividade.
Com a musculatura abdominal, das pernas e braços fortalecida, vai ter mais força e potência para um melhor desempenho, além de evitar lesões.
Leia mais:
A corrida na esteira é controlada pelo atleta e sempre nivelada, diferente da rua, onde pode haver buracos ou qualquer outra coisa que possa desnivelar o terreno e fazer com que a pessoa precise desviar.
Além disso, também estará dividindo espaço com carros, bicicletas e pedestres, por isso, precisa se preocupar com todos os fatores.
Separamos algumas dicas para treinar com segurança na rua. Confira:
A segurança deve vir em primeiro lugar, principalmente, para quem corre na rua, onde existem mais fatores que necessitam de atenção e cuidado. Um desses cuidados é sempre escolher o sentido oposto em que os automóveis estão. Isso porque dessa forma é possível ver os veículos e, caso algum deles esteja vindo na sua direção, é possível tentar desviar.
Ao correr na rua, é preciso que você sempre veja os veículos e eles te vejam. Por isso, usar roupas que o camuflem, como roupas escuras à noite, não é seguro.
Existem roupas reflexivas, que brilham quando bate a luz. São uma ótima opção para quem gosta ou precisa correr quando já está escuro. Dessa forma, você está protegendo a si mesmo de um acidente, tanto com os veículos, quanto com bicicletas que às vezes transitam pelas ruas.
Ao correr na rua, é preciso se atentar ao que acontece ao seu redor para zelar pela sua própria segurança. Com os fones, é possível que a pessoa não ouça buzinas ou outras pessoas a chamando e pode acabar gerando um acidente.
Leia também:
Para os que se interessam em praticar corridas em Ribeirão Preto, separamos 3 parques onde é possível treinar ao ar livre, sem se preocupar com veículos.
Com uma pista de corrida e caminhada com mais de 1,5 km de extensão e 3 m de largura, o parque das artes é um local muito gostoso para fazer exercícios. Fica localizado próximo ao Ribeirão Shopping.
Localizado na Zona Sul, o parque Luís Carlos Raya é um ótimo local para andar de bicicleta, patins, skate, praticar corrida, caminhada, fazer exercícios físicos, jogar bola e muito mais.
Localizado próximo à Zona Sul, o parque Olhos D’água possui uma área verde de 100.000 metros quadrados. É um ótimo local para quem quer praticar corridas em Ribeirão Preto e ainda aproveitar a natureza.
A Cia Athletica Ribeirão Preto possui um grupo de corrida de rua e professores preparados para ajudar.
Além disso, os profissionais especializados também fazem um ótimo planejamento para o seu condicionamento e fortalecimento muscular para correr na rua. Agende uma visita na Cia para checar o seu condicionamento físico e comece a correr!
Compartilhar: