Você também quer saber como perder gordura corporal? Então, se você quer definir o corpo ou eliminar gordura localizada, precisa mudar seu estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis.
Mas por que para algumas pessoas emagrecer é tarefa simples, enquanto para outras é muito difícil? Aliás, por que algumas pessoas têm mais tendência para engordar?
Fique neste artigo para entender como se forma a gordura corporal, como perder e o que fazer para parar de ganhar peso.
Os alimentos são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, porque são nossa fonte de nutrientes e de energia. Mas, para a infelicidade de algumas pessoas, alguns tipos de alimentos não fazem bem para nosso corpo.
Além disso, os alimentos saudáveis também podem contribuir para o ganho de peso. Afinal, não é porque fazem bem que você deve comer uma enorme quantidade.
Entenda melhor o que acontece com nosso corpo nessas duas situações:
Todo mundo conhece a maioria dos alimentos que fazem mal para a saúde e facilitam o ganho de peso:
Mas por que eles engordam? Além de conterem uma quantidade grande de calorias, também podem atrapalhar o processo de digestão e diminuir a sensação de saciedade.
Alimentos ricos em carboidrato simples, por exemplo, são digeridos rapidamente pelo organismo. Por isso, é normal sentir fome após poucas horas de comer uma porção de batata-frita.
A batata em si é um alimento bom, contudo, a fritura tem gorduras ruins (saturadas). Além de você consumir toxinas que vão ser armazenadas por um período no corpo, também favorece o acúmulo de gordura. Ademais, esses alimentos também tem alto índice glicêmico, que é a quantidade de açúcar presente nesses alimentos.
E os alimentos que contém açúcar refinado têm um índice ainda mais alto, ou seja, esse açúcar é levado para o sangue e depois é transformado em energia, armazenado como gordura no tecido adiposo. Então, além de engordar, também pode favorecer o aparecimento de diabetes.
Então, só saber como perder gordura corporal não adianta se você, primeiramente, não diminuir o consumo desses alimentos, porque vai continuar ganhando calorias.
Basta comer alimentos saudáveis para perder peso? Não.
Cada um de nós tem uma taxa metabólica basal (TMB), que é a demonstração de quantas calorias (energia) nosso corpo precisa consumir para funcionar em repouso. Isto é, sem considerar o gasto calórico de atividades físicas, dentro de 1 dia.
Então, se você quer queimar gordura, precisa ingerir menos calorias do que essa taxa. As mulheres costumam queimar cerca de 1.400 calorias, enquanto os homens atingem 2.000 calorias.
Portanto, se você está acima do seu peso, porque está consumindo mais calorias, não vai emagrecer se apenas começar a consumir o valor da sua taxa, já que isso significa que não está consumindo de mais ou de menos.
Se você não praticar atividade física, e não pretende começar, deve restringir o consumo para 1.000 calorias. Números abaixo desse valor são muito baixos e podem interferir no funcionamento do organismo. Por isso, um nutricionista sempre deve indicar ou acompanhar dietas restritivas.
Se você quer perder gordura em pouco tempo, precisa seguir uma dieta rígida, com déficit calórico e praticar atividade física.
É possível sim emagrecer sem se exercitar, contudo, vai demorar muito mais tempo para emagrecer. Isso porque praticar exercícios físicos aceleram o metabolismo, mesmo após a atividade.
E isso acontece por causa dos músculos que precisam de mais energia para funcionar. Portanto, quanto mais músculos você tiver, maior é seu metabolismo basal.
Então, na teoria, você teria que deixar de consumir, e/ou queimar, 1.000 calorias por dia para emagrecer 1 quilo por semana. Mas se você não praticar atividade física, fica mais difícil conseguir esse objetivo, já que não é indicado consumir menos de 1.000 calorias por dia.
Então, uma mulher adulta que leva uma vida sedentária, só vai conseguir deixar de consumir cerca de 400 calorias por dia.
Mas esse cenário muda com a prática de atividade física. Algumas modalidades conseguem queimar até 600 calorias por aula. Juntando o gasto calórico dos exercícios com uma dieta com déficit calórico, é possível perder 1.000 calorias por dia.
Veja abaixo uma média de tempo dos resultados que surgem com a academia:
Veja mais sobre:
O organismo transforma a comida em glicogênio, que é uma forma de reserva de energia. O glicogênio que não é usado é transformado em gordura.
E isso acontece para que essa reserva possa ser usada posteriormente como energia, quando houver baixa ingestão calórica. Afinal, nosso cérebro é programado para sobreviver, e isso inclui não morrer de fome.
Mas o grande problema é que essa reserva é armazenada no tecido adiposo, que fica espalhado pelo corpo todo. Onde há uma concentração maior desse tecido, há um acúmulo maior de gordura.
Contudo, queimar essa gordura não é tão simples, já que nosso organismo sempre dá preferência para consumir proteínas e carboidratos complexos em primeiro lugar, não gordura.
Portanto, você precisa eliminar a gordura das células, e isso acontece ou pela diminuição da ingestão de calorias e/ou com a prática de atividade física.
A gordura passa a ser consumida como fonte de energia, por causa da dieta, e também é transformada em calor, por causa do exercícios.
Mas, além disso, um estudo de biotecnologia e ciência biomolecular, da University of New South Wales, na Austrália, descobriu que a gordura também é eliminada pela respiração, como dióxido de carbono (CO2), e pelo suor.
Leia mais:
Você sabe que existem alimentos que favorecem o ganho de peso, mas você sabia que existem aqueles que auxiliam no emagrecimento?
A aveia, por exemplo, ajuda no funcionamento do intestino, absorve a gordura, o que ajuda na diminuição da absorção pelo organismo, e também prolonga a sensação de saciedade, porque é mais lenta para ser digerida.
O frango também é outro alimento aliado do emagrecimento. As proteínas são difíceis de serem digeridas pelo organismo, e isso demanda uma quantidade maior de calorias. Outro fator é que, assim como a aveia, também ajuda a pessoa a sentir menos fome, ou seja, ela sente menos necessidade de comer.
Veja outros alimentos que você pode consumir:
Se o seu objetivo é perder gordura para ter um corpo mais definido, você também precisa praticar atividade física. Como você viu anteriormente, os exercícios aceleram o metabolismo, por causa do aumento da taxa metabólica basal. E, claro, queimam muitas calorias durante o exercício.
E a atividade física também promove o ganho de massa muscular, o que não acontece se você apenas fizer uma dieta com déficit calórico.
Então, se você queria saber como perder gordura corporal rápido, a forma mais rápida é ter um estilo de vida saudável, o que inclui:
Veja mais:
Você pode fazer exercícios em casa e fazer uma dieta em casa para emagrecer, mas ter o acompanhamento de profissionais é uma forma mais eficaz de alcançar esse objetivo.
Os professores realizam avaliações para coletar algumas informações e montar o plano de treino ideal para você.
E mesmo que você tenha algum alguma limitação, como uma escoliose, por exemplo, os exercícios são todos adaptados para sua condição. Aliás, o plano de treino de todos os alunos são personalizados e trocados na frequência certa, para os músculos não se acostumarem com os exercícios.
Se você quer saber como perder gordura corporal na academia…
Compartilhar: