A pisada pronada pode trazer diversos malefícios para o dia a dia e para os treinos.
Esse tipo de pisada pode causar dores nos pés, tornozelos e joelhos, além de aumentar o risco de lesões durante a prática de atividades físicas.
Escolher o tênis adequado e entender como ajustar essa condição é essencial para garantir o bem-estar e o desempenho nos exercícios.
Venha saber mais!
Essa condição ocorre quando o pé inclina para dentro durante uma caminhada ou corrida.
Isso ocorre devido a um movimento excessivo de eversão do tornozelo, o que pode sobrecarregar as articulações e outras partes do corpo.
Pessoas com pisada pronada tendem a ter um arco do pé mais baixo ou até mesmo plano, o que influencia diretamente na forma como o peso é distribuído ao caminhar ou correr.
Leia também:
A pisada pronada pode ser causada por uma série de fatores, como genética ou o famoso pé chato, mas essa condição a longo prazo pode causar alguns desconfortos:
Corrigir a pisada pronada envolve algumas mudanças no estilo de vida e nos equipamentos utilizados:
Palmilhas específicas para pisada pronada ajudam a corrigir o alinhamento do pé e distribuir o peso de maneira mais equilibrada.
As palmilhas para pisada pronada são projetadas para oferecer suporte adicional ao arco do pé e melhorar a estabilidade durante uma caminhada ou corrida.
Optar por tênis para pisada pronada é essencial. Esses tênis são específicos com solas mais benéficas e reforço na parte interna, ajudando a controlar o movimento excessivo do pé.
Fortalecer os músculos dos pés e tornozelos pode ajudar a melhorar a estabilidade e reduzir a pronação excessiva.
Exercícios específicos, como fortalecimento de panturrilhas e alongamentos, são recomendados para alinhar a passada.
Você também pode praticar exercícios de propriocepção, que são atividades que ajudam a melhorar a percepção do corpo no espaço, ou seja, controlar a posição e o movimento das articulações e músculos.
Comece andando em linha reta, ou fazendo agachamentos em um local instável, ambos ajudarão no equilíbrio e te farão prestar mais atenção na posição dos pés e tornozelos.
Em casos mais graves, a fisioterapia pode ser necessária para corrigir a postura e o alinhamento dos pés.
Fortalecer os músculos dos pés, tornozelos e pernas pode ajudar a corrigir o alinhamento e reduzir a pronação excessiva.
Aposte em:
Leia também:
Escolher o tênis certo para quem tem essa condição pode fazer toda a diferença na hora de caminhar.
O melhor tênis para pisada pronada deve ter características específicas que ajudem a controlar o movimento do pé e proporcionem estabilidade.
Aqui estão algumas dicas sobre o que procurar:
Entender o que é a pisada pronada, suas causas e como corrigi-la é fundamental para qualquer pessoa que deseje manter a saúde dos pés e melhorar seu desempenho nos treinos.
Escolher o tênis certo e considerar o uso de palmilhas ortopédicas são passos importantes para alcançar uma caminhada mais estável e confortável durante o treino e no dia a dia.
Consulte um educador físico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. E para montar seu treino, conte com nossa equipe!
Nossos professores estão sempre monitorando para que os movimentos durante os exercícios sejam executados corretamente, garantindo segurança e eficácia.
Além disso, temos mais de 20 modalidades, entre elas, musculação, treino funcional, natação, e muito mais.
Compartilhar: