Quando falamos acerca da prática de atividades físicas, há muitas dúvidas sobre com quantos anos pode fazer academia, sua frequência, carga, período e indicações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças e adolescentes devem se exercitar todos os dias. Já de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os exercícios físicos realizados regularmente podem ajudar a criançada a melhorar a aptidão cardiorrespiratória, fortalecer ossos e músculos, além de controlar o peso corporal.
Por essa razão, neste conteúdo da Cia Athletica Ribeirão, vamos abordar com quantos anos pode começar a fazer academia e seus benefícios para as diferentes faixas etárias. Acompanhe!
Praticar exercícios físicos, até mesmo pelos mais jovens, é uma parte fundamental para se manter saudável e ter uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, é comum ver crianças mais novinhas fazendo natação, capoeira, jogando futebol, entre outras atividades. Porém, você sabe com quantos anos já pode fazer academia?
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics - AAP), a realização de exercícios físicos executadas por crianças e adolescentes é muito benéfica para a saúde, desde que seja feita de forma adequada e com a supervisão de profissionais qualificados.
Assim, a idade média para iniciar os treinos em uma academia é 9 anos, mas existe a possibilidade das atividades bem conduzidas serem realizadas antes disso, respeitando os limites físicos dos pequenos.
Seguindo as orientações dos especialistas, fazer musculação é primordial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Dessa forma, se os pais e filhos já se perguntaram com quantos anos podem fazer academia e musculação, 9 anos é a resposta.
Nesta faixa etária, a musculatura já se mostra mais madura para a prática de exercícios desta natureza.
Entretanto, conforme os institutos que estudam a fisiologia infantil, nada impede que as crianças de uma faixa menor que os 9 anos façam exercícios utilizando o peso do próprio corpo, como flexões, agachamentos e abdominais.
Ao iniciar a musculação, o treino deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional, que terá como responsabilidade supervisionar os movimentos e intensidade dos exercícios, levando sempre em consideração as limitações e o crescimento dos praticantes.
O recomendado é que o jovem faça musculação de 2 a 3 vezes durante a semana, com duração entre 40 e 50 minutos, exercitando os principais grupos musculares nesse período. Com isso, os músculos podem ter o tempo necessário para descansar, embora elas se recuperem da fadiga do treinamento de resistência mais rápido do que os adultos.
Mesmo assim, como os adultos, é preciso que a pessoa que irá fazer musculação passe por uma avaliação médica, para ter certeza de que está apta a realizar essa atividade.
Não há estudos que comprovem que a musculação tem impactos negativos no crescimento de crianças e adolescentes.
Afinal, se analisarmos o fato de que as crianças passam o dia correndo, agachando e pulando, essas brincadeiras são consideradas atividades físicas. Assim sendo, não existe problema nenhum em um jovem fazer musculação.
Quando realizada a partir de um trabalho bem direcionado, a academia para crianças e adolescentes pode apresentar benefícios para toda a vida. Entre as vantagens estão:
Leia mais sobre:
Agora que você já sabe com quantos anos pode começar a fazer academia, vale ressaltar que antes de iniciar as atividades é fundamental procurar um médico para garantir as condições de saúde das crianças. Logo, ele será responsável por esclarecer dúvidas e relatar sobre os benefícios dos exercícios físicos.
Também é importante entender as limitações do corpo de cada jovem, garantir que façam uma atividade física prazerosa e da sua escolha, conciliando os estudos e as práticas.
Por fim, a Sociedade Brasileira de Pediatria contempla a necessidade de supervisão na prática de exercícios físicos por crianças e adolescentes.
A verdade é que a melhor atividade para o jovem adolescente é aquela que ele gosta de praticar.
De acordo com a maturidade psicológica e interesses individuais, muitas vezes, outras atividades físicas como natação, artes marciais, corrida e esportes podem parecer mais interessantes nesta faixa etária.
O mais importante é que a pessoa faça um treino variado, que desenvolva as habilidades motoras, e incluir, gradativamente, a resistência sem sobrecarga, ou seja, respeitando o limite do corpo.
Aliás, praticar uma atividade física prazerosa na academia ajuda o jovem a cuidar da saúde e aumentar o convívio social.
Para realizar exercícios físicos adequados e de acordo com a sua faixa etária, o jovem precisa do acompanhamento de um profissional e de um plano de treino personalizado. E ele encontra isso aqui na Cia Athletica Ribeirão Preto!
A Cia Athletica é uma academia que tem os melhores profissionais do mercado, com ampla experiência nas atividades físicas que são responsáveis. Aqui, também é possível realizar diversas atividades, como natação, luta, danças e muitas outras atividades.
Estamos localizados no RibeirãoShopping, na Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jardim Nova Aliança.
Compartilhar: